terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Porquê criticar?




Recentemente tomei mais uma decisão na minha vida pessoal que sei que vai ser criticada, tal como a maioria das decisões que tomo.
Houve alturas em que me senti mal por as ter tomado, outras mudei de atitude pois acreditei nos outros, achando que eu é que estava errada e a fazer asneira.

Hoje quero acreditar que mal ou bem tenho a liberdade de tomar as minhas decisões e “acartar com as consequencias” (caso elas existam), sem que me "zumbam" os ouvidos ou "massacrem" a cabeça.
Sim, já fiz muita coisa errada e sofri as consequencias disse (mas aprendi com elas!), mas também já fiz muita coisa certa!

Afinal porque é que as coisas têm que ser avaliadas como certas ou erradas? Somos seres individuais diferentes e o que pode ser certo para mim pode ser errado para os outros…não é?

Então porque é que aquelas vozes de criticas constantes não se calam e olham para as coisas deixando cada ser, tomar as suas decisões sem as condenar primeiro. Atenção não estou a falar de matar alguém ou fazer algo que coloque a vida ou a integridade de alguém em risco.
Falo daquelas decisões de vida, de família, de opções…

Não critiquem sem saber as razões ou até mesmo sem estarem a viver as coisas como os outros a vivem e a sentem.
O que para uns é vivido intensamente para outros pode ser algo curriqueiro.
Não vale a pena apontar o dedo ou fazer os outros mudar de ideias. Se não se concorda, primeiro pergunta-se que querem ouvir a opinião. Se sim, apresenta-se os argumentos mas sem julgar os outros, ok?

Ninguém gosta de ser julgado!
Ninguém é um sábio da vida!
Já se dizia e muito bem, “quem nunca errou que atire a primeira pedra”.

Espero que os meus argumentos façam alguém entender o importante que é cada individuo decidir por ele próprio a sua vida!

Sem comentários: