quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Realidades diferentes


Antes
Uma criança nasce, fica com a mãe até aos 6 anos, idade de ir para o 1º ano/classe da escola. Roupinha especial para vestir ao domingo, nos restantes dias a roupa está sempre impecável e a criança asseada. Bonecas de trapos ou carrinhos de rolamentos. Jantares em família, valores morais importantes e ensinamentos de vida que realmente valiam a pena aprender.

Depois
Uma criança nasce, fica com a mãe (na melhor das hipóteses) até aos 4 meses e depois vai para o infantário/berçário. Roupa “nova” quase todos os fins de semana ou então uma “iniciação” a roupa suja, desgastada ou rasgada.Domingos são apenas mais um dia para gastar dinheiro ou para estar fora de casa sem ser com a família, perdão, com a “nova família” os amigos ou conhecidos. Playstation ou pc’s portáteis. Jantares e nights com os “amigos”, egoísmo, consumismo, aprendizagem de “novos” e incompreensíveis valores ainda desconhecidos (ou não) pela sociedade.

Afinal as diferenças são muito grandes...porque será?

9 comentários:

Cláudia disse...

Ola Borboleta!Obrigada pela visitinha! Um bom ano também e que nele esteja reservada a conretização de muitos planos e sonhos ;)

beijinho grande

Saltos Altos Vermelhos disse...

A minha situação foi o "antes" e não mudava nem por nada deste mundo!

Patti disse...

Em 20 anos a vida mudo muitíssimo e de uma forma galopante e os valores não acompanharam a correria.

Gi disse...

Também vês muito do "antes" no "depois" e muito do "depois" no "antes", actualmente.

Anónimo disse...

são porque nós admitimos q elas sejam assim! quanto ao consumismo é o que nós queremos mas não podemos e a vontade vence.
Bjs

JP disse...

Valores?!??! Que palavra estranha...

TeddyLover disse...

Bem, estou como a GI. No mínimo houve uma fase intermédia. Eu sou daquela fase em que se estava em casa até aos 3/4 anos. Aí entrávamos na classe Infantil, aos 5 na pré-primária e aos 6, na 1.ª Classe. Portanto, durante a semana, tinha um bibe aos quadradinhos por cima da roupa, ao fim de semana vestia bonito para ir passear, almoçar fora, etc. Os valores, esses...hoje também se transmitem. Se calhar, há quem saiba transmitir melhor que outros...lá sei eu...
Bjo

TeddyLover disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Girstie disse...

Os tempos mudaram muito. Nalgumas coisas é bom, mas nisto de se educar os filhos e o acesso às novas tecnologias que eles querem ter é um exagero.