sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Família...



A vontade de escrever algo inspirador ou que faça pensar, não tem sido muita...talvez porque a minha cabeça ande ocupada com outras coisas ou talvez porque o tempo que tenho não seja o suficiente para colocar por escrito muitas coisas que me passam pelo pensamento...

Confesso que tenho pensado muito na família...
O que é a família?
São só aquelas pessoas que nos ascedem e/ou descedem pela genética?
São só aquelas pessoas com quem partilhamos genes e que nos damos bem e com quem convivemos?
Ou é de facto algo mais forte do que isso?

Revejo-me a sentir que existem familiares meus (a nível genético) com quem nunca tive contacto e pela qual não tenho nenhum afecto em especial...por outro lado, passo por momentos de aproximação com familiares que noutra altura tentei uma aproximação (talvez da forma errada) e não tive sucesso. Depois vem aquelas recordações de familiares que por algum motivo (sabe-se sempre porque motivo foi) cortaram relações conosco e que nesta altura revê-se a situação e pensa-se se seria possível ou até hipoteticamente viável tomar uma atitude em prol de uma aproximação...mas depois descobre-se que na realidade existem situações que já não vale a pena remexer!

Por outro lado existem pessoas que não partilham nada de genético conosco e que estranhamente sentimos como se fossem da família...

Afinal o ser-se da família pode ser genético ou não...
Está tudo no sentir...

Coloco a questão embora tenha a minha própria definição de família...

O que é para vocês o conceito de Família?

9 comentários:

Coragem disse...

À partida familia, são todos aqueles unidos por laço de sangue, e/ou matrimónio.
Há a familia "chegada", e a "afastada".
Claro que para mim, a familia é muito mais que isso...

Se não fosse,resumia-se aos filhos e marido, faço então extensão de familia a todos que gostaria de ter por perto, a pessoas que amo, e o amor, não chega através de vasos sanguineos.


Distingo então a familia que não se escolhe, e aquela que podemos escolher.

beijinho

V. disse...

Questão interessante.

Para mim a família é que está unida por laços, sejam genéticos ou de amizade. Como todos os outros os laços podem ser desfeitos se não houver cuidados: uns porque se foi descuidado outros deliberadamente.

A principal diferença entre a família genética e a amiga é que os laços da amiga, quando quebram, são mais difíceis de reatar, até porque deposi de quebrar esse laço com algum amigo o pensamento é "não lhe vou aturar estas merdas, não é família"(e lá está,aqui entra a diferença.)


Interessante foi uma aula de biologia que tive na faculdade em que se falava disto e a pergunta feita para distinguir o que é laço familiar ou não foi "seriam capazes de fazer sexo com o vosso pai? Irmão? primo?" as caras eram todas de repugnância até ao primo, parentesco em que muitos já se estavam nas tintas.


Beijinhos!!

Anónimo disse...

Quote: "São só aquelas pessoas que nos ascedem e/ou descedem pela genética?"

Nem por isso. Caso não tenhas percebido, vocês já fazem parte da minha família. =D

Sorrisos em Alta disse...

Como sou italiano, só vejo a Família como a minha organização de negócios pouco lícitos e não nada que tenha a ver com genes....

Anónimo disse...

Eu também, por vezes, penso no significado da família que é sem duvida algo que devemos considerar e preservar mas, costumo também dizer que:
Temos uma família por obrigação, a de sangue, onde até pode haver membros com os quais não nos identificamos mas, temos uma outra a que eu chamo "de devoção" que são os amigos que vamos fazendo e conservando pela vida fora!

SandraIsa disse...

Família... a que se tem, e a que se quer ter.

Por vezes escolhemos pessoas com as quais não temos qualquer "laço" génetico ou sanguineo e que fazem parte da nossa vida tão intensamente que podemos considerá-los familia e depois também há o contrário...

Beijinhos

Anónimo disse...

Eu tenho família, que não é da minha família, e isto diz tudo!

Inesinhaa'' disse...

Oi!
Para mim família pode não ser familiares, mas familiares podem não ser família!
Porque ser família é para mim algo mais importante do que partilhar genes....
Bju

carlota disse...

Este tema dava pano para mangas.
Para mi laços de sangue não é tudo.
Na minha familia existem algumas pessoas com as quais não tenho quaisquer laços de sangue mas são muito mais familias que muitos familiares que nem conheço.